Como empresário, empreendedor ou profissional liberal, a saúde da sua equipe é um dos pilares para o bom funcionamento do seu negócio.
Ter colaboradores confiantes e motivados reflete diretamente na produtividade e no clima organizacional.
Uma das maneiras mais eficazes de garantir que sua equipe tenha acesso a cuidados médicos de qualidade é oferecer um plano de saúde empresarial .
Neste texto, vamos explicar o que é esse tipo de plano, suas vantagens e como ele pode contribuir para o sucesso do seu negócio, além de esclarecer sobre planos com e sem coparticipação e como fazer uma escolha certa.
O que é um Plano de Saúde Empresarial?
Um plano de saúde empresarial é um benefício oferecido pelas empresas aos seus colaboradores e, em alguns casos, aos seus dependentes, visando a manutenção da saúde dos seus funcionários.
Outro público tradicional do Plano de Saúde Empresarial é a família do proprietário ou sócios da empresa.
Como o plano de saúde empresarial é composto por um grupo com os mesmos interesses, há um desconto nas mensalidades, ocasionando economia nesta categoria de despesa.
A empresa contrata o plano junto a uma operadora de saúde, negociando condições e preços diferenciados por se tratar de um contrato coletivo.
É como se fosse um grande grupo de pessoas se unindo para ter acesso às melhores condições no tratamento de saúde.
Por que oferecer um plano de saúde para seus funcionários?
-
Atrai e retem talentos: Em um mercado de trabalho competitivo, oferecer um bom plano de saúde é um diferencial importante para atrair e manter os melhores profissionais.
-
Aumenta a produtividade: Funcionários saudáveis faltam menos ao trabalho e produzem mais. Matérias na mídia frequentemente abordam a relação entre bem-estar no trabalho e aumento de produtividade.
-
Melhora o clima organizacional: Demonstrar preocupação com a saúde dos funcionários fortalece o vínculo entre a empresa e a equipe, melhorando o clima organizacional.
-
Reduz o absenteísmo: Com o acesso facilitado a consultas e tratamentos, os funcionários se recuperam mais rapidamente de doenças, retardando o tempo de afastamento.
-
Dedução no Imposto de Renda: sim, as despesas com o Plano de Saúde Empresarial podem ser deduzidas no Imposto de Renda.
Como funciona o Plano de Saúde Empresarial?
A empresa escolhe o tipo de plano e a operadora que melhor atende às necessidades de seus funcionários.
Os custos podem ser divididos entre a empresa e o funcionário (coparticipação) ou pagos integralmente pela empresa.
Um fato importante, em 2025 o Plano de Saude Empresarial, está com valores mais acessíveis, conforme a Valor Econômico, aqui.
Tipos de Planos de Saúde Empresariais:
-
Plano de saúde com coparticipação: O funcionário paga uma parte dos custos quando utiliza os serviços (consultas, exames, etc.). As mensalidades costumam ser mais baixas.
-
Plano de saúde sem coparticipação: A empresa arca com todos os custos dos serviços utilizados pelos funcionários. As mensalidades são mais altas, mas o funcionário não tem custos adicionais.
- Plano de Saúde PME: é o plano preferido para empresas com mais de 30 vidas inclusas em seu plano de saúde empresarial. Estes planos PME têm vantagens, como: ausência de carências, valores de mensalidades menores e acesso a Rede Credenciada ampla.
- Plano de Saúde de 02 a 29 vidas: é o plano tradicional que atende às empresas. Pelo volume de segurados, os preços das mensalidades são menores. A empresa também pode deduzir os custos em seu Imposto de Renda.
O que considerar ao escolher um Plano de Saúde Empresarial:
-
Número de funcionários: O número de funcionários influencia o preço e as opções de planos disponíveis.
-
Abrangência da rede credenciada: Verifique se a rede de médicos, clínicas e hospitais atende às necessidades de seus funcionários e se abrange a região onde eles residem.
-
Tipos de cobertura: Avalie quais as coberturas oferecidas (ambulatorial, hospitalar com obstetrícia, etc.) e se elas atendem às necessidades de sua equipe.
-
Custos: Compare os preços das mensalidades e as opções de coparticipação, se houver.
Opções de Operadoras:
Existem diversas operadoras que oferecem planos de saúde empresariais, como:
-
Bradesco Saúde Empresarial: Uma opção conhecida e com a mais alta recomendação no mercado.
-
Unimed: Uma das maiores cooperativas de saúde do Brasil, com ampla rede credenciada.
-
Hapvida: Uma operadora com forte presença no Norte e Nordeste do país. Atendimento ágil e preciso. Ótimo custo-benefício na contratação.
-
Select Saúde : Excelente opção entre as operadoras de baixo custo, porque também oferece Rede Credenciada de alta qualidade.
- SUL América Saúde: é a mais antiga seguradora brasileira e pioneira na oferta de plano de saúde empresarial. Atualmente faz parte da Rede D’OR de hospitais, detendo uma das melhores redes hospitalares do Brasil.
Para MEIs e Profissionais Liberais (PJ):
Mesmo MEIs e profissionais liberais com CNPJ podem contratar planos de saúde empresariais, aproveitando as vantagens dos contratos coletivos por adesão.
O Plano de Saúde Coletivo por Adesão, é uma forma de manter os descontos e benefícios do Plano de Saúde Empresarial, quando há apenas 1 ou 2 segurados no plano.
Investindo no Maior Patrimônio da Sua Empresa:
Funcionários saudáveis e satisfeitos são mais produtivos, engajados e atraentes para o sucesso de sua empresa.
Precisa de ajuda para escolher o plano ideal?
Se você tem dúvidas sobre qual o melhor plano para sua empresa, procure um corretor de planos de saúde.
Ele poderá ajudá-lo a comparar as opções, saber quanto custa cada plano e encontrar a melhor solução para as necessidades de sua equipe.
Lembre-se: a saúde de sua equipe é o maior patrimônio de sua empresa.
Conclusão
Contratar um plano de saúde empresarial é uma excelente estratégia para cuidar da saúde dos seus colaboradores e, ao mesmo tempo, garantir que sua empresa se beneficie de maior produtividade e satisfação no trabalho.
Se você é MEI , empresário ou profissional liberal com CNPJ , não deixe de considerar essa opção para oferecer um cuidado de qualidade à sua equipe.
Resolva, faça cotações e escolha o plano de saúde que melhor atenda às necessidades de sua empresa.
Afinal, investir na saúde dos seus colaboradores é investir no sucesso do seu negócio.
Siga as nossas Redes Sociais, por lá há conteúdo sobre saúde muito interessante!
Aqui, nossas Redes Sociais.

